Operários de empreiteiras querem aumento real de 8%

• Notícias ·
  • Operários de empreiteiras querem aumento real de 8%

11 de março de 2013

Os 10 mil trabalhadores das empreiteiras do polo industrial de Cubatão já têm as reivindicações para a campanha salarial deste ano, com data-base em 1º de maio.

Reajuste salarial conforme a inflação de 12 meses, aumento real de 8%, vale-refeição de R$ 20 (inclusive nas férias e afastamentos) e participação nos lucros e resultados (plr) de um salário e meio.

A pauta foi aprovada na noite de sexta-feira (8), em assembleia na subsede cubatense do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos).

Os trabalhadores querem a ‘plr’ de um salário e meio para quem recebe até R$ 5 mil. Acima desse valor, os trabalhadores propõem ‘plr’ de um salário nominal.

Essas foram apenas algumas das reivindicações aprovadas. O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, encaminhará a pauta às empresas nesta semana.

“Queremos iniciar rapidamente as negociações, fechando boas convenções e acordos coletivos o mais rápido possível. Assim que houver contraproposta, a assembleia será reaberta”, adianta ele.

A assembleia de sexta-feira, porém, autorizou a diretoria do Sintracomos a decretar greve, caso as negociações não correspondam às expectativas dos trabalhadores.

Consentiu ainda que o jurídico protocole processo de dissídio coletivo, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT): “Mas o que queremos é resolver tudo com negociações democráticas”, finaliza Macaé.

Predial

Também estão em campanha os trabalhadores das empresas municipais de economia mista Cohab (Baixada Santista), Prodesan (Santos), Codesavi (São Vicente) e Cursan (Cubatão).

Melhorias

Os 60 mil trabalhadores foram convidados, por editais em publicação própria e na imprensa aberta, a participar das reuniões, que ficarão permanentes até o fechamento dos acordos. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Roca 8/03/13.