Operários da Calorisol em greve, nesta quinta, na RPBC

• Notícias ·
  • Operários da Calorisol em greve, nesta quinta, na RPBC

20 de março de 2013

Na foto, de Vespasiano Rocha, presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, fala em concentração de trabalhadores, em 2012, na portaria principal da RPBC

Os 200 operários da empreiteira Calorisol Engenharia, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), farão greve, a partir das 7 horas desta quinta-feira (21).

O principal motivo da greve é o atraso do adiantamento salarial, que deveria ter sido pago na sexta-feira (15), mas outros problemas também são apontados pelos empregados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, está indignado com um desses pontos: o plano de saúde.

Ele recebeu telefonema de um operário reclamando que levou sua filha ao hospital, com suspeita de dengue, mas não foi atendido porque o plano de saúde está suspenso por falta de pagamento.

“Que irresponsabilidade é essa?”, pergunta o sindicalista. “Onde já se viu, deixar de pagar o plano de saúde, garantido por acordo coletivo de trabalho, e nem ao menos avisar os empregados!”.

Macaé adverte que, se algum empregado ou familiar tiver problema de saúde causado por falta de atendimento medido e hospitalar, o sindicato responsabilizará judicialmente a empresa.

O sindicalista comunicou também à direção da RPBC Petrobras os demais itens do acordo desrespeitados pela contratada. E requereu reunião para tratar do assunto, com presença da Calorisol.

Além do atraso de meses na quitação do convênio médico com o plano de Saúde Santa Casa, a empresa é acusada também de não pagar multa contratual por atraso no adicional de férias.

Segundo ele, há vários empregados há 23 meses sem tirar férias e muitos ficam à disposição da empresa, em casa, sem qualquer formalização documental.

Há reclamações de não pagamento da participação nos lucros ou resultados e redução do salário hora dos caldeireiros de R$ 7,96 para R$ 6,73, o que é proibido por lei..

A concentração dos trabalhadores para a greve, em torno do carro de som do Sintracomos, a partir de 6 horas desta quinta-feira (21), será na entrada principal da RPBC.