Usiminas Cubatão: Greve nas empreiteiras entra na segunda semana

• Usiminas Cubatão: Greve nas empreiteiras entra na segunda semana

12 de agosto de 2013

A assembleia da manhã desta segunda-feira (12) manteve a greve dos 4 mil operários das 15 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas, com adesão superior a 90%, iniciada há uma semana. Isso porque não houve contraproposta das empresas, que aguardam o julgamento da greve, provavelmente nesta quarta-feira (14), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP).
Em audiência de conciliação no TRT, na quinta-feira passada (8), as empreiteiras pioraram a contraproposta, que já havia sido rejeitada em sucessivas assembleias, e retiraram o aumento real de 2,5%. A próxima assembleia está marcada para quarta-feira (14), às 7h30, na portaria da Usiminas, em Cubatão. E a seguinte, para a manhã de sexta-feira (16), no mesmo local e horário.
A categoria reivindica reajuste salarial com base no INPC IBGE, mais 8% de aumento real. E participação nos lucros ou resultados (plr) equivalente a um salário nominal e meio.
As empreiteiras são Activa, Convaço, Delta, Embasil, Enesa, Icthus, Magnesita, NM, Ormec, Perfecta, Reframom, Sankyu, Semag, Usimec e Veservice.
Macaé
Embora melhor, presidente do sindicato segue internado  Embora visivelmente melhor em relação a domingo (11), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Santos e região, Macaé Marcos Braz de Oliveira, segue internado, nesta segunda-feira (12), na Santa Casa. Ele foi hospitalizado no final da tarde de quinta-feira (8), com pneumonia aguda e taxa de glicemia de 493. Macaé começou a passar mal na manhã de terça-feira (6), após uma assembleia na porta da Usiminas, onde 4 mil operários estão em greve. Na quarta-feira (7), ele nem participou da assembleia. Na quinta (8), mesmo indisposto, o sindicalista participou de audiência de conciliação, à tarde, no (TRT-SP), onde não houve acordo a respeito da greve. Ao voltar de São Paulo, bastante debilitado, ele foi internado. Macaé está se recuperando satisfatoriamente e pretende participar do julgamento da greve, provavelmente na quarta-feira (14), no mesmo TRT, na capital. Ele atribui o problema de saúde ao desgaste com as atividades sindicais dos últimos meses.
Outros
Além de Macaé, dois outros diretores estão com problemas de saúde abalados pelas seguidas entregas de jornais do sindicato, sempre por volta das 6 horas, muitas vezes embaixo de chuva e sob o frio intenso da madrugada no polo industrial de Cubatão. O suplente Roque Tomé de Oliveira Neto também foi internado, com pneumonia. Outro suplente, Francisco Wilson Pereira Veras ‘Chicão’ teve que tomar soro, mas já está liberado, em decorrência de taxa de glicemia de 490. Macaé destaca que, além da chuva e do frio, as poucas horas de sono e de descanso, assim como a alimentação prejudicada pelas seguidas negociações com as empresas, assembleias e reuniões com os trabalhadores, o estresse também abala a saúde dos diretores. “Mas Deus é grande e nos dá a força necessária para tocar essas lutas por melhores condições salariais, de trabalho e de vida dos nossos representados”, diz o sindicalista, que está no quarto 507, quinto andar, do hospital santista. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha.