Usiminas Cubatão: Continua greve nas empreiteiras

• Usiminas Cubatão: Continua greve nas empreiteiras

9 de agosto de 2013

Sintracomos fará nova assembleia, às 8 horas de segunda-feira, na porta da Usiminas . Em assembleia na manhã desta sexta-feira (9), os operários das empreiteiras que prestam serviços à Usiminas, em Cubatão, resolveram continuar a greve iniciada na segunda-feira (5). Eles não gostaram de saber que, em audiência de conciliação, na tarde de quinta-feira (8), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), as empreiteiras pioraram a contraproposta que já havia sido rejeitada. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Luiz Carlos de Andrade, que dirigiu a assembleia, diz que continua “aberto ao diálogo”. Ele explica que os 4 mil operários das 15 empreiteiras estão convocados para nova assembleia, às 7h30 de segunda-feira (12), e que permanecerá “de plantão neste final de semana”. “Estarei com me celular ligado, à espera de um contato das empresas, com possível contraproposta, para submetê-la aos companheiros na assembleia”, diz Luiz Carlos. “O que mais queremos é que as empreiteiras abandonem a radicalização para que possamos suspender a greve e voltar com tudo à normalidade”, diz o sindicalista. Como não houve acordo, na audiência de sexta-feira, a Justiça do Trabalho escolheu a juíza relatora para o julgamento, ainda não marcado, mas previsto para a tarde de quarta-feira (14), no mesmo TRT. Na sexta-feira, as empresas retiraram o aumento real de aproximadamente 2,5%, que vinha sendo recusado em seguidas assembleias dos trabalhadores. O sindicalista explica que as empreiteiras propuseram apenas o reajuste com base no INPC, que será divulgado na próxima semana e deverá girar em torno de 6,5%. Para compensar essa diminuição, elas propuseram um aumento no vale alimentação, de R$ 150 para R$ 170. A participação nos lucros ou resultados (plr) ficaria em R$ 1 mil. A categoria reivindica reajuste salarial com base no INPC IBGE, mais 8% de aumento real. E ‘plr’ equivalente a um salário nominal e meio (1,5). As empreiteiras são Activa, Convaço, Delta, Embasil, Enesa, Icthus, Magnesita, NM, Ormec, Perfecta, Reframom, Sankyu, Semag, Usimec e Veservice. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha.