TRT julga greve nas empreiteiras da RPBC nesta quarta-feira (21/5)

• TRT julga greve nas empreiteiras da RPBC nesta quarta-feira (21/5)

21 de maio de 2014

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) julgará, às 13h40 desta quarta-feira (21), a greve dos 4800 operários do consórcio Tomé & Technip, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão. A greve, iniciada em 5 de maio está em sua terceira semana . O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, acredita que o TRT “fará justiça”.  “Nosso departamento jurídico anexou ao dissídio muitas evidências e provas de ilegalidades das empreiteiras nas relações trabalhistas. E os juízes poderão levar isso em conta”, diz o sindicalista.  O pessoal da Tomé Technip recusou de novo, nesta terça-feira, os 10% de correção salarial, vale-refeição de R$ 20 por dia, participação nos lucros ou resultados (plr) de 1,3 salário e pagamento dos dias parados.  Eles reivindicam aumento real de 10% acima do INPC dos 12 meses anteriores à data-base de maio, correspondente a 5,62%. A próxima assembleia será às 7 horas de quinta-feira (22), na portaria da RPBC.  Os 9200 trabalhadores terceirizados do polo industrial aprovaram acordos do sindicato com as empreiteiras e voltaram ao trabalho nos últimos dias. A última leva, de 3.200, retornou na terça-feira (20). Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.