Trabalhadores do polo industrial decidem manter paralisação

• Trabalhadores do polo industrial decidem manter paralisação

23 de maio de 2014

Assembleia desta quinta-feira aprovou continuidade da greve. Nesta sexta-feira, às 7h30, nova assembleia, diante da RPBC

Continua a greve dos 4800 operários do consórcio Tomé & Technip, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), conforme decisão de assembleia, nesta quinta-feira (22).  Os trabalhadores não aceitaram o julgamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), na tarde de quarta-feira (21), que arbitrou reposição salarial de 7,12%, extensiva aos benefícios como vale-refeição.  O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, ponderou, na assembleia, que “julgamento é para ser cumprido”.  Mesmo tendo insistido nessa opinião, os trabalhadores acharam melhor continuar em greve, iniciada em 5 de maio. Eles reivindicam aumento real de 10% acima da inflação de 5,62%.  O TRT declarou a greve abusiva e determinou a compensação de 75% dos dias parados, com desconto dos demais 25%. Determinou ainda que as cláusulas sociais do dissídio tenham validade de quatro anos.  Macaé explica que o departamento jurídico do sindicato estuda a possibilidade de recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.  Em assembleias anteriores, os operários haviam recusado 10% de correção salarial, vale-refeição de R$ 20 por dia, participação nos lucros ou resultados (plr) de 1,3 salário e pagamento dos dias parados.  Os demais 9.200 trabalhadores terceirizados do polo industrial, também com data-base em maio, aprovaram acordos de 10% e voltaram ao trabalho nos últimos dias. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.