Trabalhadores decidem pela greve na Petrobras em Cubatão

• Trabalhadores decidem pela greve na Petrobras em Cubatão

27 de janeiro de 2014

Em assembleia realizada na manhã dessa segunda-feira (27), os trabalhadores das  empresas que prestam serviços a Petrobras em Cubatão, decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado. O presidente do sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, comandou a assembleia  em frente ao portão 10 da Refinaria  Presidente Bernardes (RPBC) quando  a categoria decidiu pela paralisação total das atividades. A decisão foi tomada porque a    direção da Petrobrás não reverteu a decisão de impedir que os trabalhadores tomassem café da manhã no refeitório e também o impedimento da utilização do estacionamento. Além disso, a Refinaria não destinou área climatizada para utilização durante o horário de almoço, obrigando os trabalhadores a  ficarem dentro dos ônibus sujeitos a temperaturas elevadíssimas.  Segundo presidente Macaé,  a notificação de greve  já foi encaminhada na semana passada  pelo não cumprimento da clausula décima/décima primeira do Acordo Coletivo que trata sobre o não fornecimento do café da manhã e falta de área de vivência conforme NR 24/18  e também  a falta de sala  com ar climatizado para o descanso no período do almoço. O presidente Macaé  foi enfático considerando ” inadmissível   a situação constrangedora a que estão submetidos  todos os trabalhadores em pleno século XXI “.  Amanhã, terça-feira (28) haverá nova assembleia no mesmo local e horário.  As empresas citadas são POTENCIAL ENGENHARIA S/A; IMC SASTE;  ROHR S/A ESTRUTURAS TUBULARES; MCE ENGENHARIA LTDA; WALB ENGENHARIA E COMERCIO LTDA; BARITECH BRASIL REVESTIMENTOS LTDA ; IDEAL TERRAPLENAGEM LTDA ; L A FALCÃO BAUER .  Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.