Trabalhador de construção na orla do Guarujá apela ao MTE

• Trabalhador de construção na orla do Guarujá apela ao MTE

23 de outubro de 2013

O protesto que dezenas de trabalhadores da construção civil fizeram na manhã desta terça-feira (22), no bairro nobre Astúrias, no Guarujá, por falta de salários e outros direitos, não surtiu efeito.

A Sab empreendimentos imobiliários, responsável pela construção do prédio ‘Ocean Beach’, não pagou o que deve à empreiteira A F Souza & Martins, que, por sua vez, não quitou os salários de setembro.

Ao Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), restou solicitar nova mesa-redonda com a empreiteira e a Sab, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O diretor do sindicato Ornilo Dias lamenta a situação dos trabalhadores da empreiteira: “A construtora os expulsou da obra. E não os deixa nem pegar as ferramentas, que são deles”.

O sindicalista explica que já houve mesa-redonda no MTE, no início de 2013 com outra empreiteira que passou pela mesma situação. Mas reclama que “nem assim o problema foi resolvido”.

Ornilo acredita que, caso o problema não tenha solução no MTE, o sindicato terá que recorrer à Justiça do Trabalho. Ele destaca a “enorme contradição dos salários atrasados num condomínio de luxo”.

Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos Força Sindical). Rua Júlio Conceição, 102, Santos, fone 3878-5050.

Presidente: Macaé Marcos Braz de Oliveira. Secretário-geral e diretor de imprensa: Almir Marinho Costa. Redação: Paulo Passos MTb 12.646 SP. Matrícula sindical SJSP 7588. Colaborou: Joca Diniz. Foto: Vespasiano Rocha.