Terceirizados da Usiminas têm assembleia decisiva nesta terça feira (30)

• Terceirizados da Usiminas têm assembleia decisiva nesta terça feira (30)

30 de julho de 2013

Presidente  do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, coordena a distribuição do Boletim nº 170 na porta da Usiminas  convocando a categoria para a assembleia decisiva. Os 4 mil empregados das 15 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas estão convocados para assembleia, às 18 horas desta terça-feira (30), em Cubatão, nos termos da lei de greve (7783-1989).  O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, espera boa participação na assembleia.  Ele até enviou ofícios ao juiz titular do Fórum de Cubatão e à Secretaria Municipal de Trânsito, requerendo a interdição da quadra em frente ao sindicato. “Talvez nosso auditório seja pequeno para o número de trabalhadores e trabalhadoras esperados na assembleia”, diz o sindicalista. “Já fizemos grandes assembleias, dentro e fora do sindicato, inclusive na porta da Usiminas, mas a desta semana tende a superar todas elas”, aposta Macaé. Para ele, “o desfecho da campanha salarial não depende mais da boa vontade da diretoria do sindicato nem da má vontade das empreiteiras, mas apenas da disposição de luta da categoria”.  O sindicalista reclama que as negociações com as empreiteiras “têm sido infrutíferas. Elas continuam desafiando a direção do sindicato e os trabalhadores, nas bases. Não acreditam que vamos para cima”.  Macaé prevê que a assembleia desta semana, “com certeza, resultará em novas negociações. Nem que seja no Tribunal Regional do Trabalho (TRT)”.  Na última negociação, terça-feira passada (23), “mais uma vez, elas só disseram ‘não’, ‘não’ e ‘não’. Muitas vezes ‘não’. Por isso, vamos dizer ‘sim’”, adianta o presidente do sindicato.

As reivindicações

Com data-base em agosto, a categoria reivindica reajuste salarial com base no INPC IBGE de agosto, data-base da categoria (que o sindicato quer trazer para maio), mais 8% de aumento real. Os trabalhadores querem ainda participação nos lucros ou resultados (plr) equivalente a um salário nominal e meio (1,5) e vale alimentação de R$ 18.  Mais: plano de saúde bucal familiar subsidiado, desconto do vale-transporte de 1% (e não de 6%), dia de pagamento abonado para recebimento do salário e segunda-feira de carnaval livre ou remunerada em 100%. Os operários reivindicam ainda estabilidade de 120 dias após retorno de licença para tratamento de saúde. As empreiteiras têm cerca de 4 mil empregados. As empreiteiras são Activa, Convaço, Delta, Embasil, Enesa, Icthus, Magnesita, NM, Ormec, Perfecta, Reframon, Santil, Semag, Usimec e Veservice.

Local

A subsede do Sintracomos em Cubatão fica na Avenida Joaquim Miguel Couto, 337, Centro, a duas quadras da principal avenida da cidade, a 9 de abril.Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha.