Sintracomos protesta por choque elétrico em operário

• Sintracomos protesta por choque elétrico em operário

14 de março de 2014

Prédio em São Vicente

Oitenta trabalhadores paralisaram obra no Centro de São Vicente, na manhã desta sexta-feira.  A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil esteve, nesta manhã de sexta-feira (14), com carro de som, diante do edifício em construção, no Centro de São Vicente, onde foi eletrocutado, ontem (13), um operário. O ajudante geral Valeriano Batista dos Santos, de 32 anos, sofreu duas paradas cardíacas e está internado, em estado grave, na unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de São Vicente, antigo Crei.  O diretor do sindicato Roberto de Carvalho ‘Betão’ informou que os trabalhadores, da empreiteira majoritária Serlan e da RA Construções, onde Valeriano é empregado, paralisaram as atividades.  “Os companheiros estão bastante revoltados com as condições de trabalho e preocupados com a possibilidade de novos acidentes”, explica ‘Betão’. Segundo ele, estão parados 80 trabalhadores, desde as 7 horas. O edifício comercial em construção, Helbor, fica na esquina das ruas Benjamin Constant e XV de Novembro, onde funcionava o ginásio Robinho, que foi demolido, ao lado do clube Tumiaru.  O diretor Roberto de Carvalho realizou assembleia com os trabalhadores, ainda de manhã, para decidir que medidas tomar diante do problema.  O sindicalista diz que os trabalhadores só voltarão ao trabalho quando a construtora e as empreiteiras comprovarem que todas as medidas de segurança do trabalho estão providenciadas. Segundo testemunhas, Valeriano trabalhava na armação de ferros para concretagem e usava um equipamento para enrolar arame quando recebeu a descarga.  O delegado do 1º DP de São Vicente, Marcos Alexandre Alfino, disse ao jornal ‘A Tribuna’ digital que o aparelho usado pela vítima estava numa bancada metálica, dentro de uma estrutura de ferro.  “Então, tudo ficou propício para que ocorresse o acidente. Agora resta saber se o trabalhador estava com as luvas e com os devidos materiais que impedissem esse choque elétrico”, declarou o delegado. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.