Próxima assembleia na Usiminas será 2ª-feira

• Próxima assembleia na Usiminas será 2ª-feira

16 de agosto de 2013

A próxima assembleia dos 4 mil operários das 15 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas, em greve desde 5 de agosto, será na segunda-feira (19) e não nesta sexta-feira (16), como divulgado nesta manhã (14).

Em assembleia na manhã de quarta-feira (14), foi aprovada a continuação da greve dos 4 mil operários das 15 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas, iniciada em 5 de agosto.

Isso porque não houve contraproposta das empresas. As partes aguardam julgamento pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), ainda não marcado, até o final da manhã de hoje (4ª-feira 14).

Em audiência de conciliação no TRT, na quinta-feira passada (8), as empreiteiras pioraram a contraproposta, que já havia sido rejeitada em sucessivas assembleias, e retiraram o aumento real de 2,5%.

A categoria reivindica reajuste salarial com base no INPC IBGE, mais 8% de aumento real. E participação nos lucros ou resultados (plr) equivalente a um salário nominal e meio.

Na audiência de conciliação, as empresas retiraram o aumento real de aproximadamente 2,5%, que vinha sendo recusado em seguidas assembleias dos trabalhadores.

As empreiteiras propuseram apenas o reajuste com base no INPC IBGE, que será divulgado nos próximos dias e deverá girar em torno de 6,5%.

As empreiteiras são Activa, Convaço, Delta, Embasil, Enesa, Icthus, Magnesita, NM, Ormec, Perfecta, Reframom, Sankyu, Semag, Usimec e Veservice. foto: Vespasiano Rocha