Praia Grande: Termaq em greve a partir de 2ª-feira

• Praia Grande: Termaq em greve a partir de 2ª-feira

15 de agosto de 2013

Os 300 trabalhadores da Termaq estarão em greve, a partir de segunda-feira (19), por tempo indeterminado, conforme decisão de assembleia na manhã desta quinta-feira (15). Eles não paralisaram as atividades a partir de hoje (5ª-feira, 15) por achar melhor obedecer à lei de greve (7783-1989). Ela determina que a empresa e a população sejam avisadas com 72 horas de antecedência. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem de Manutenção Industrial, Macaé Marcos Braz de Oliveira, explica outro motivo da greve ficar para a semana que vem. “É uma demonstração de boa vontade dos trabalhadores em negociar”, diz o sindicalista, que permanece internado na Santa Casa de Santos, mas a par das atividades da diretoria. Macaé espera que a empresa apresente nova contraproposta: “Assim que isso acontecer, colocaremos em votação. A próxima assembleia pode ser na manhã desta sexta-feira (16) ou na segunda-feira (19)”. Com data-base em 1º de maio, os trabalhadores reivindicam correção salarial de 10%, R$ 17 de vale alimentação, R$ 70 de cesta básica e participação nos lucros ou resultados (plr) de um salário nominal mais 30%. A empresa ofereceu 10% de reajuste para os qualificados e 9% para os demais, com vale refeição de R$ 15,50 e cesta básica de R$ 54,50. Sobre a ‘plr’, não se pronunciou. A categoria parou as atividades, em 18 de julho, mas retornou ao trabalho, no dia seguinte, diante do compromisso da empresa de pagar benefícios atrasados. A garantia de pagamento foi feita pouco antes da assembleia dos trabalhadores, às 7h30, que decidiria pela continuidade da greve, por tempo indeterminado. Macaé havia recebido ofício da empresa às 6h45, garantindo o depósito bancário, já na parte da manhã, dos valores atrasados de vale-refeição, vale-transporte e férias. A empresa regularizou também o plano de saúde e o vale farmácia, prometendo pagar o adiantamento salarial de julho na segunda-feira após a greve (22). As assembleias ocorrem, às 7 horas, no pátio de máquinas da empresa, na Avenida Presidente Kennedy, 9102, no bairro Paquetá, em Praia Grande. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. (JD).