Petrobras esconde acidentes de trabalho, diz sindicalista

• Petrobras esconde acidentes de trabalho, diz sindicalista

27 de maio de 2013

A Petrobras esconde acidentes de trabalho, denuncia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira.

Desde quinta-feira (23), ele busca informações sobre acidente que mandou para unidade de tratamento intensivo (UTI) um operário da empreiteira Manserv. Só neste sábado (25), ele conseguiu.

“Mesmo assim”, reclama o sindicalista, “parcialmente”. Por meio de curta nota da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), a quem a Manserv presta serviços, Macaé foi informado sobre o acidente.

“Infelizmente, ficamos sem saber o nome do companheiro, sua função, idade, local exato e circunstâncias do ocorrido. Nem o hospital onde ele está nos foi informado”, reclama o sindicalista.

“E o que dizer da demora em dar a informação?”, pergunta o presidente do Sintracomos. “Isso não tem cabimento numa empresa do porte da RPBC Petrobras”.

Ele continua: “Uma empresa dessa importância, e ainda por cima estatal, tem que ter transparência quanto à integridade física dos trabalhadores próprios e das empreiteiras”.

O sindicalista lembra que, recentemente, um trabalhador terceirizado perdeu parte de um dos lábios, passando por operação plástica, “e o acidente não foi divulgado”.

Segundo Macaé, “próprio Ministério do Trabalho e Emprego reconhece que a Petrobras é recordista de acidentes no polo industrial. Alguma coisa está errada”.

Operário está na

UTI do Ana Costa

Somente no final da manhã deste sábado, o presidente do sindicato conseguiu, por meios próprios, algumas informações sobre o acidente e o estado da vítima.

O operário Carleon Moreira da Silva está na UTI do Hospital Ana Costa, em Santos. Ele passou, na quinta-feira, e caiu de onde trabalhava, batendo a cabeça na estrutura.

Macaé não poupa o que chama de “irresponsabilidade da empreiteira Manserv”. Segundo ele, a convenção coletiva de trabalho determina que a empresa avise ao sindicato sobre o acidente.

“Nem a ‘cat’ (comunicação de acidente de trabalho) a ‘gata’ (empreiteira) mandou para o sindicato, como determina o acordo coletivo”, reclama o sindicalista.

“Essa empresa está há muito tempo de sacanagem com os trabalhadores e seu sindicato. Ela e a Petrobras têm obrigação de cuidar da segurando do trabalhador”.

“O operário tem que entrar inteiro e sair do local de trabalho inteiro. Infelizmente, nem a RPBC nem a Manserv cuidam da integridade da categoria”, finaliza Macaé.

Informação

da Petrobras

Esta é a nota da assessoria de comunicação da Petrobras sobre o acidente de quinta-feira, com o operário da Manserv.

‘A Petrobras informa que, na tarde do dia 23 de maio, ocorreu acidente na Refinaria Presidente Bernardes, Cubatão, com colaborador da empresa Manserv.’

‘Durante intervenção em unidade de processo, o colaborador sofreu queda de própria altura e consequente choque da cabeça em estrutura metálica.’

‘Ele foi socorrido pela equipe de saúde da Petrobras e, posteriormente, encaminhado para atendimento externo. A Manserv está prestando toda a assistência a seu empregado e familiares. As causas do acidente estão sendo investigadas. Texto Paulo Passos.  Foto Vespasiano Rocha.