Pessoal de empreiteiras aprova reivindicações

• Pessoal de empreiteiras aprova reivindicações

10 de março de 2014

Industrial e predial

Apesar da forte chuva, a subsede do Sintracomos em Cubatão ficou lotada, na noite desta sexta-feira, na assembleia que definiu reivindicações de 10 mil operários do polo industrial.  Reajuste salarial com base no INPC de maio, aumento real de 10%, participação nos lucros ou resultados de 2,3 salários nominais e vale alimentação de R$ 800. Essas são as principais reivindicações dos 10 mil operários das empreiteiras do polo industrial de Cubatão e cidades vizinhas, aprovadas em assembleia, na noite desta sexta-feira (7). A subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) ficou lotada e a assembleia aprovou ainda que as horas extras devem ser de 100%. O presidente do Sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, encaminhará as reivindicações às empreiteiras na semana que vem e espera iniciar as negociações “o mais rápido possível”. “Com essa chuva forte caindo na cidade e a casa lotada desse jeito, sinal de que a campanha salarial deste ano vai tinir”, diz o sindicalista. Ele espera assinar a convenção e os acordos coletivos antes da data-base.

Assembleia do setor predial foi na quinta

Reajuste salarial conforme o INPC, aumento real baseado no mesmo índice, correção do vale-refeição de R$ 250 para R$ 510 mensais, inclusive nas férias e afastamentos por doença ou acidente.  Essas são algumas das reivindicações aprovadas em assembleia do Sintracomos, na noite de quinta-feira (6), para o setor predial, na mesma data-base de maio. As propostas serão encaminhadas para negociações com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo (Sinduscon). A lista engloba participação nos lucros ou resultados (plr) de um salário nominal, convênio farmácia, estabilidade no emprego de 90 dias após afastamento por doença e refeição no local de trabalho. Mais: seguro de vida sem custo para o trabalhador, com auxílio funeral, plano de saúde, assistência odontológica e vale transporte subsidiado em 98%. A categoria tem 40 mil empregados. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.