Operários da Calorisol em greve, nesta quinta, na RPBC

• Operários da Calorisol em greve, nesta quinta, na RPBC

20 de março de 2013

Os 200 operários da empreiteira Calorisol Engenharia, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), farão greve, a partir das 7 horas desta quinta-feira (21).

O principal motivo da greve é o atraso do adiantamento salarial, que deveria ter sido pago na sexta-feira (15), mas outros problemas também são apontados pelos empregados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, está indignado com um desses pontos: o plano de saúde.

Ele recebeu telefonema de um operário reclamando que levou sua filha ao hospital, com suspeita de dengue, mas não foi atendido porque o plano de saúde está suspenso por falta de pagamento.

“Que irresponsabilidade é essa?”, pergunta o sindicalista. “Onde já se viu, deixar de pagar o plano de saúde, garantido por acordo coletivo de trabalho, e nem ao menos avisar os empregados!”.

Macaé adverte que, se algum empregado ou familiar tiver problema de saúde causado por falta de atendimento medido e hospitalar, o sindicato responsabilizará judicialmente a empresa.

O sindicalista comunicou também à direção da RPBC Petrobras os demais itens do acordo desrespeitados pela contratada. E requereu reunião para tratar do assunto, com presença da Calorisol.

Além do atraso de meses na quitação do convênio médico com o plano de Saúde Santa Casa, a empresa é acusada também de não pagar multa contratual por atraso no adicional de férias.

Segundo ele, há vários empregados há 23 meses sem tirar férias e muitos ficam à disposição da empresa, em casa, sem qualquer formalização documental.

Há reclamações de não pagamento da participação nos lucros ou resultados e redução do salário hora dos caldeireiros de R$ 7,96 para R$ 6,73, o que é proibido por lei.

A concentração dos trabalhadores para a greve, em torno do carro de som do Sintracomos, a partir de 6 horas desta quinta-feira (21), será na entrada principal da RPBC. foto : Vespasiano rocha