Macaé exige mais fiscais do trabalho e é aplaudido

• Macaé exige mais fiscais do trabalho e é aplaudido

26 de abril de 2013

Na foto, de Vespasiano Rocha, presidente do Sintracomos Santos discursa em ato público na capital

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem apenas 18 auditores fiscais para atender os 25 municípios da Baixada Santista e Litoral, sendo 16 em Santos, um em Itanhaém e um em São Sebastião.

Com base nessa e em outras informações que revelam a precariedade da fiscalização do MTE, um líder sindical da região se destacou, nesta sexta-feira (26), em São Paulo.

Foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Santos e região, Macaé Marcos Braz de Oliveira.

Ele foi o primeiro orador de um grande comício, no centro da capital, alusivo ao Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril.

Macaé foi aplaudido por centenas de sindicalistas e trabalhadores de várias categorias ligadas à central Força Sindical, que organizou o ato público, precedido de passeata no início da manhã.

O presidente do Sintracomos lamentou que, na Baixada Santista, haja apenas três fiscais para investigação de acidentes de trabalho, sendo um médico, um engenheiro e um ‘faz tudo’.

“É assim no Brasil inteiro”, ponderou o sindicalista. “Parece que é até de propósito, para as empresas não terem fiscalização que as façam respeitar as normas de segurança, medicina e higiene do trabalho”.

Os aplausos continuaram e Macaé se entusiasmou, revelando que, recentemente, uma empreiteira da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras) comunicou 20 acidentes de uma vez ao MTE.

O ato público começou com passeata, às 7h30, que saiu da sede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de São Paulo e foi até a gerência do MTE, pelas ruas do Centro.

Outros sindicatos da capital e do interior, inclusive de categorias diferentes, participam do protesto. A principal reivindicação dos trabalhadores é o aumento do número de auditores fiscais