Macaé: Embora melhor, presidente do sindicato está internado

• Macaé: Embora melhor, presidente do sindicato está internado

14 de agosto de 2013

Embora visivelmente melhor em relação aos últimos dias, o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, segue internado, nesta quarta-feira (14), na Santa Casa. Ele foi hospitalizado no final da tarde de quinta-feira (8), com pneumonia aguda e taxa de glicemia de 493. Macaé começou a passar mal na manhã de terça-feira (6), após uma assembleia na porta da Usiminas, onde 4 mil operários estão em greve. Na quarta-feira (7), ele nem participou da assembleia. Na quinta (8), mesmo indisposto, o sindicalista participou de audiência de conciliação, à tarde, no (TRT-SP), onde não houve acordo a respeito da greve. Ao voltar de São Paulo, bastante debilitado, ele foi internado. Macaé está se recuperando satisfatoriamente e pretende participar do julgamento da greve, provavelmente na quinta-feira (15), no mesmo TRT, na capital. Ele atribui o problema de saúde ao desgaste com as atividades sindicais dos últimos meses. Além de Macaé, dois outros diretores tiveram a saúde abalada pelas seguidas entregas de jornais do sindicato, sempre por volta das 6 horas, muitas vezes embaixo de chuva e sob o frio intenso da madrugada no polo industrial de Cubatão. Macaé destaca que, além da chuva e do frio, as poucas horas de sono e de descanso, assim como a alimentação prejudicada pelas seguidas negociações com as empresas, assembleias e reuniões com os trabalhadores, o estresse também abala a saúde dos diretores. “Mas Deus é grande e nos dá a força necessária para tocar essas lutas por melhores condições salariais, de trabalho e de vida dos nossos representados”, diz o sindicalista, que está no quarto 507, quinto andar, do hospital santista. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. (JD).