Grevistas rejeitam nova proposta no polo industrial

• Grevistas rejeitam nova proposta no polo industrial

13 de maio de 2013

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) até que defendeu, em assembleia na manhã desta segunda-feira (13)

Mas os operários do polo industrial de Cubatão e cidades vizinhas, em greve há uma semana, não aprovaram a nova contraproposta das empreiteiras, formalizada na sexta-feira (10).

As empresas melhoraram a proposta anterior e ofereceram reajuste salarial de 9%, R$ 17 de vale alimentação e participação nos lucros ou resultados (plr) equivalente a 1,3 salário nominal.

Aos eletricistas montadores, os patrões ofereceram realinhamento elevando o salário hora para R$ 8,01, apenas R$ 0,60 abaixo do reivindicado.

O presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, acha que “talvez o empecilho tenha sido a compensação de dois dos cinco dias parados”, de segunda a sexta-feira.

Macaé também justifica a não aceitação da nova contraproposta, “apesar de razoável, por causa das péssimas condições de trabalho, atrasos de pagamentos e perseguições de chefias”.

“O constante assédio moral aos companheiros, embora não conste da pauta da campanha salarial, faz muita diferença no momento de votação”, diz o sindicalista.

Macaé espera que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) leve isso em consideração, ao julgar a greve, provavelmente nesta semana: “Agora, dependemos do senso de justiça, já demonstrado várias vezes”.

Foto: Vespasiano Rocha  MTb 66.962 SP.

Redação: Paulo Passos MTb 12.646 SP. Matrícula sindical SJSP 7588. Colaborou: Joca Diniz.