Encerrada greve de 25 dias em Empreiteira da Petrobras em Cubatão

• Encerrada greve de 25 dias em Empreiteira da Petrobras em Cubatão

2 de junho de 2014

Trabalhadores retornarão ao trabalho na segunda-feira e esta sexta será paga normalmente. Terminou a greve dos 4.800 operários do consórcio Tomé & Technip, que completou ontem, quinta-feira (29), 25 dias seguidos. A decisão foi em assembleia na manhã desta sexta (30).  Os trabalhadores retomarão as atividades na segunda-feira (2), mas esta sexta-feira (30) será paga normalmente pela empresa. A greve começou em 5 de maio e sua compensação ou pagamento será negociada.  Com data-base em maio, a categoria conseguiu 10% de correção salarial, vale-refeição de R$ 20 por dia trabalhado e participação nos lucros ou resultados (plr anual) de 1,3 salário. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mediou as negociações do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção industrial (Sintracomos) com a empresa.  O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, o superintende do MTE em São Paulo, Luiz Antônio Medeiros, e a empresa continuam as negociações sobre os 19 dias úteis paralisados.  As partes estarão em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (30), na superintendência do MTE, para redigir a ata. O acordo prevê o pagamento integral do mês de maio na próxima quinta-feira (5). Os eventuais descontos e compensações serão efetuados posteriormente.

Negociando

Com anuência da militância, o sindicalista propôs ao consórcio que os trabalhadores compensem os dias parados em quatro sábados seguidos de oito horas cada.  Outra possibilidade, também apresentada à empresa, é que as partes assumam, meio a meio, os dias parados. Ou seja: o consórcio pagaria metade dos dias e os trabalhadores compensariam a outra metade. A proposta sindical prevê ainda que as 193 demissões por justa causa sejam revogadas ou transformadas em comum, não prejudicando, dessa forma, o pagamente de férias, 13º salário e ‘plr’. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.