Diretoria do Sintracomos vibra com resultado da luta dos portuários

• Diretoria do Sintracomos vibra com resultado da luta dos portuários

21 de fevereiro de 2013

O presidente Macaé Marcos Braz de Oliveira e a diretoria deste Sintracomos estão orgulhosos pelo apoio à luta dos trabalhadores do porto contra a Medida Provisória 595-2012.

Eles estiveram junto com os portuários e suas lideranças sindicais, na manhã de segunda-feira (18), em panfletagem contra a MP, no posto de escalação da Ponta da Praia.

Lá também foram o prefeito de Santos, Paulo Alexandre (PSDB), e o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), presidente nacional da central Força Sindical.

Macaé esteve ainda a bordo do navio ‘Zen Hua 10’, no cais da operadora portuária Embraport, que ficou ocupado por 46 estivadores e cinco operários do Sintraport durante 36 horas.

Nosso presidente subiu a escadinha de corda, junto com sindicalistas do porto, e lá ficou por quase uma hora, manifestando a solidariedade da nossa categoria.

Também foram ao navio o deputado Paulinho da Força, o secretário-geral da central, João Carlos Gonçalves ‘Juruna’, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres.

Na manifestação na porta do Ogmo (órgão gestor de mão-de-obra), antes da ida ao navio, o carro de som do nosso sindicato ficou à disposição dos companheiros portuários.

Nesta sexta-feira (22), quando a categoria fará greve de um período, das 6 às 13 horas, lá estaremos novamente, com carro de som e diretoria, cooperando com a luta contra a MP.

Da mesma forma, na terça-feira (26), quando a paralisação será das 13 às 19 horas. Enquanto os companheiros não forem vitoriosos, contarão com a nossa camaradagem

Os nove sindicatos do porto de Santos e a operadora Embraport fecharam acordo para a categoria desocupar o navio ‘Zhen Hua 10’, atracado em seu terminal no cais público.

O acordo estabelece que a empresa requisite as categorias do Ogmo (Órgão Gestor de Mão-de-obra) para o desembarque de três portêineres e 11 transtêineres, na margem esquerda do porto.

O documento, escrito pelas assessorias jurídicas das duas partes, prevê a sequência de negociações para detalhar a utilização da mão-de-obra portuárias nas futuras operações da Embraport.

Os sindicalistas consideram satisfatório o desfecho da negociação, iniciada na manhã de segunda-feira (18) e finalizada no final da tarde desta terça-feira (19). Fonte Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Para ver mais fotos click no ícone Fotos.