• Diretoria do Sintracomos apoia paralisação no maior Porto da América Latina na manhã desta sexta-feira (22)

22 de fevereiro de 2013

A diretoria do Sintracomos, liderada pelo Presidente Macaé,  apoiou  na manhã dessa sexta feira (22) a primeira paralisação de trabalhadores portuários brasileiros por conta da Medida Provisória (MP) 595, que muda as regras do setor.  A mobilização  ocorreu  desde às 6 horas da manhã.
No Porto de Santos, 8 mil trabalhadores  avulsos de diversas categorias cruzaram os braços.  Em todo o Brasil, devem ser 23 mil. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Estivadores  César Rodrigues Alves, outra mobilização está prevista para a próxima terça-feira. “Vamos fazer paralisações até o Governo atender as necessidades e exigências do setor portuário. O prejuízo ainda não dá para ser calculado”.  Estivadores de Santos querem ainda que a paralisação de terça-feira seja de 12 horas, das 7 às 19 horas. O  presidente do Sindicato Rodnei Oliveira da Silva irá se reunir em Brasília com o ministro dos Portos Leônidas Cristino a fim de buscar uma solução.

Segundo Presidente Macaé, os prejuízos financeiros giram em torno de R$ 70 milhões de Reais com a paralisação em todos os Portos do  Brasil. Macaé  afirmou ainda que o Sintracomos  é solidário aos trabalhadores portuários e estará à disposição para todas as lutas  que visam a revogação da MP 595.

Estiveram presentes na mobilização desta manhã  João Carlos Gonçalves (Juruna), Secretário Geral da Força Sindical;  Miguel  Torres,  Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e o Ex Ministro do Trabalho (Governo Collor de Melo) Rogério Magri, dentre outras lideranças sindicais. Foto Vespasiano Rocha. Para ver mais fotos click no ícone Fotos.