Cubatão: Trabalhadores das 15 empreiteiras da Usiminas definem reivindicações

• Cubatão: Trabalhadores das 15 empreiteiras da Usiminas definem reivindicações

4 de julho de 2013

Reunidos em assembleia, na noite desta quarta-feira (3), operários das 15 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas definiram as reivindicações da campanha salarial. Eles reivindicam reajuste salarial com base no INPC IBGE de agosto, data-base da categoria (que o sindicato quer trazer para maio), mais 8% de aumento real. Os trabalhadores querem ainda participação nos lucros ou resultados (plr) equivalente a um salário nominal e meio (1,5) e vale alimentação de R$ 18.  A assembleia, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) em Cubatão, reivindicou também plano de saúde bucal familiar subsidiado. Mais: desconto do vale-transporte de 1% (e não de 6%), dia de pagamento abonado para recebimento do salário e segunda-feira de carnaval livre ou remunerada em 100%.  Os operários reivindicam ainda estabilidade de 120 dias após retorno de licença para tratamento de saúde. As empreiteiras têm cerca de 4 mil empregados.  O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, negociará com as empresas, nos próximos dias, e depois convocará de novo a assembleia.  As empreiteiras são Activa, Convaço, Delta, Embasil, Enesa, Icthus, Magnesita, NM, Ormec, Perfecta, Reframon, Santil, Semag, Usimec e Veservice. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha.