Cubatão: Termina greve de 17 dias nas empreiteiras da Usiminas

• Cubatão: Termina greve de 17 dias nas empreiteiras da Usiminas

22 de agosto de 2013

Terminou, na manhã desta quinta-feira (22), com reajuste salarial de 8,99%, a greve de 17 dias dos 4 mil operários das 15 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas, em Cubatão. Em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), o pessoal tomou conhecimento do julgamento da greve pelo Tribunal Regional do Trabalho. Na tarde de quarta-feira (21), o TRT-SP concedeu a correção salarial de 8,99% e determinou que o mesmo percentual seja aplicado na cesta básica de R$ 100. O índice, que embute 2,61% de aumento real, além dos 6,38% do INPC de agosto, data-base da categoria, será aplicado ainda sobre a participação nos lucros ou resultados (plr) de R$ 900. O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, que se recupera de pneumonia aguda, conduziu a assembleia, na portaria da siderúrgica, considerou “satisfatório” o resultado da campanha. Ele destacou a decisão da Justiça do Trabalho em considerar a greve não abusiva, por cumprir todas as formalidades da legislação, e determinar o pagamento, pelas empreiteiras, dos dias parados. O sindicalista também considerou “positiva” a estabilidade de 90 dias, sentenciada pela unanimidade dos sete juízes. O julgamento foi presidido pela juíza Ivani Contini Bramante. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.