Continua greve nas empreiteiras

6 de agosto de 2013

Sintracomos fará nova assembleia, às 8 horas desta quarta-feira, na porta da Usiminas. Sem novidades, entrou hoje, terça-feira (6), no segundo dia, a greve dos 4 mil operários das 15 empreiteiras que prestam serviços à Usiminas, em Cubatão, por tempo indeterminado. Em rápida assembleia, iniciada às 8h30 e finalizada às 9 horas, a categoria recusou um adiantamento de R$ 500 da participação nos lucros e resultados (plr) de R$ 1 mil, em 25 de agosto. Essa foi a única modificação na contraproposta feita pelas empresas. A greve começou na manhã de segunda-feira (5), quando, em assembleia, os trabalhadores rejeitaram nova contraproposta.  As 15 empresas ofereceram reajuste de 9%, a partir de 1º de agosto (data-base da categoria), vale-alimentação de R$ 150 e participação nos lucros ou resultados (plr) de R$ 1 mil. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, espera que as empresas melhorem a contraproposta. A greve já havia sido aprovada na noite de terça-feira (30), quando a assembleia rejeitou aumento real de 1%, acima do INPC de agosto, que deverá ser divulgado no dia 10, com previsão de 6,5%. A categoria reivindica reajuste salarial com base no INPC IBGE, mais 8% de aumento real. E ‘plr’ equivalente a um salário nominal e meio (1,5). As empreiteiras são Activa, Convaço, Delta, Embasil, Enesa, Icthus, Magnesita, NM, Ormec, Perfecta, Reframon, Santil, Semag, Usimec e Veservice. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha.