Assembleia decisiva nesta terça-feira (20)

• Assembleia decisiva nesta terça-feira (20)

20 de maio de 2014

Com o agravante do consórcio Tomé & Technip ter pagado o adiantamento salarial do mês bastante a menor, entra na terceira semana a greve de seus 4.800 empregados.  A medida da empreiteira revoltou ainda mais os trabalhadores, que reclamaram muito, na assembleia desta segunda-feira (19), pela manhã, quando foi aprovada a continuidade da greve.  Junto com eles, continuam paralisados 3.400 de outras 22 empreiteiras, segundo dados atualizados do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos). O consórcio Tomé & Technip presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras), mas a greve atinge outras empresas do polo industrial, com exceção da Usiminas.  O pessoal da Tomé Technip recusou de novo, nesta segunda-feira, os 10% de correção salarial, vale-refeição de R$ 20 por dia, participação nos lucros ou resultados (plr) de 1,3 salário e pagamento dos dias parados.

Negociar

Eles reivindicam aumento real de 10% acima do INPC dos 12 meses anteriores à data-base de maio, correspondente a 5,62%. O Sintracomos espera novas negociações e acordos.  O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, acha melhor o acordo negociado do que o julgamento da greve pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP).

Acordo até sexta

Até o final da tarde de sexta-feira (16), estas empresas haviam feito acordos com o Sintracomos: Almeida Junior, Alvarez e Muniz, Brasmil, Comau, Consorcio URC Engevix Niplan, Crimontec e Egassignato.  Mais: Elfe, Engepro, Engevix, Eqserv, Geplan, Ideal, Imc Saste, Industec, Isotec, Itororó, Kajiwara, Magnum, Manserv, MCE, Meta, Mus, Nobre, Perfecta, Pinturas Ypiranga, Potencial, Realtec, TGB, Walb, WN e WRM.

Sem acordo

Por outro lado, estas permaneciam sem acordos: Baritech, Caldplan, Consorcio Tomé e Technip, Consórcio NM Dutos, Construcap, Espiral, Etemp, Falcão Bauer, Fast, Imoterpa, Integral, Max Lift, Mills, Mti, NM, Penna Rafal, Pilé Drive, Planemont, Predigas, Queiroz Galvão, Rip, Terracom e Vertho.