Sintracomos inicia campanhas salariais

6 de março de 2014

Predial e Industrial

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos) de Santos e região inicia, nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), duas campanhas salariais de suas maiores categorias. A maior, com cerca de 25 mil empregados, é a do setor predial da baixada santista e litoral, com data-base em maio. A assembleia será nesta quinta (6), às 18 horas, na sede do sindicato, em Santos. A outra, com perto de 10 mil operários, é da montagem e manutenção industrial, principalmente de Cubatão. A assembleia será na sexta-feira (7), às 18 horas, na subsede cubatense.

Predial

“O trabalhador predial constrói luxo e riqueza, mas continua em péssimas condições de vida e trabalho”, diz o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, no jornal convocatório da assembleia. A reunião definirá as reivindicações da data-base de maio e tratará também dos constantes acidentes de trabalho no setor, alguns deles fatais ou causadores de sequelas. O sindicalista perguntará aos presentes se as empresas onde trabalham pagam a participação nos lucros ou resultados (plr) prevista na convenção coletiva de trabalho.

Questionará também se elas disponibilizam planos de saúde e se, nas demissões, pagam pela média salarial das tarefas, aviso prévio e 13º salário, conforme estabelece a mesma convenção. A diretoria do sindicato aproveitará o evento para investigar se as construtoras têm grade salarial e comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho (cipa) e se fornecem alimentação ou vale refeição.

Industrial

Além das reivindicações econômicas e sociais, a assembleia dos operários do polo industrial definirá também propostas para melhoria das condições de trabalho. Uma delas será a instalação de aparelhos de ar-condicionado nos ônibus que transportam a categoria de casa ao trabalho e vice-versa, assim como melhorias nos refeitórios, banheiros e sanitários nas empresas. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.