Trabalhadores da Codesavi querem mudar data-base de abril para maio

• Trabalhadores da Codesavi querem mudar data-base de abril para maio

5 de novembro de 2013

Os 1200 empregados da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) não se cansam de avançar nas lutas por melhores salários e condições de trabalho. Após fechar, em abril de 2013, um acordo coletivo de trabalho com aumentos salariais entre 33,40% e 25%, a categoria agora quer mudar a data-base para maio. Em assembleia na noite desta terça-feira (5), eles aprovaram a proposta, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), por unanimidade. O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, encaminhará a reivindicação ao presidente da Codesavi, Ivo Oshiro, nos próximos dias, para iniciar as negociações. O sindicalista também quer mudar a data-base dos operários das empreiteiras que prestam serviços a Usiminas, de agosto para maio, por meio de processo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A intenção de Macaé  é unificar todas as categorias representadas pelo Sintracomos, algo em torno de 60 mil trabalhadores, na mesma data-base de maio. “Com isso”, pondera o dirigente, “nosso poder de pressão, nas campanhas salariais, será enorme. O que, por certo, nos levará a grandes conquistas. Afinal, a união faz a força”. Texto Paulo Passos. Foto Vespasiano Rocha. Atualização Joca Diniz.