Trabalhadores encerram greve em Cubatão

• Trabalhadores encerram greve em Cubatão

20 de maio de 2013

Terminou hoje, segunda-feira (20), a greve dos 10 mil operários das empreiteiras do polo industrial de Cubatão e cidades vizinhas, iniciada em 6 de maio.
A decisão foi tomada, por maioria, em assembleia encerrada às 8h35, defronte ao portão 10 da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC Petrobrás), diante de nova contraproposta das empresas.
Elas aumentaram em 1% o reajuste salarial de 9%, elevando-o para 10%, com pagamento dos dias parados, R$ 17 de vale alimentação e participação nos lucros ou resultados (plr) de um salário nominal mais 30%.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, Macaé Marcos Braz de Oliveira, considera que o movimento foi “vitorioso”.
“Em primeiro lugar, pela combatividade da categoria”, diz ele. “Foram dez dias úteis de greve. Contando com sábados e domingos, foram 14 dias”.
“Em segundo lugar, pelo próprio resultado. Um reajuste de 10% e o pagamento dos dias parados, além dos demais pontos do acordo, são grandes avanços”, pondera o sindicalista.
Ele considera ainda que os eletricistas montadores tiveram grande vantagem, com reajuste superior a 20% na hora trabalhada, que passou de R$ 6,45 para R$ 8,01.
MPT
Nesta segunda-feira, às 11 horas, haverá audiência, no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Santos, com o Sintracomos e a empreiteira Calorisol Engenharia.
Segundo Macaé, a empresa pagou os salários de abril, a 280 empregados em atividade na RPBC, apenas na sexta-feira (17), após ser convocada para a audiência.
Mas, segundo ele, a reunião está mantida por conta de não pagamento de rescisões contratuais a dez empregados, que estavam lotados na Usiminas.
Para evitar ausências na reunião desta segunda-feira, o procurador Augusto Grieco determinou que a citação fosse entregue, por motorista do MPT, na refinaria.   Foto Vespasiano Rocha.