Empreiteiras do polo industrial paralisadas na segunda-feira

• Notícias ·
  • Empreiteiras do polo industrial paralisadas na segunda-feira

4 de maio de 2013

Em assembleia na noite desta sexta-feira (3), os operários das empreiteiras do polo industrial de Cubatão e cidades vizinhas decretaram greve a partir de segunda-feira (6).

Eles rejeitaram contraproposta das empresas, feita em negociação na manhã desta sexta (3), prevendo reajuste salarial com base no INPC de maio, data-base da categoria, mais 10% desse índice.

Se o INPC do mês, ainda a ser divulgado, for de 7%, a correção salarial seria baseada nesse percentual, mais 10% dele, ou seja, 0,7%. A proposta foi rejeitada por unanimidade.

Os cerca de 10 mil operários reivindicam reajuste com base na inflação de 12 meses, mais aumento real de 8%, vale-alimentação de R$ 20, correção da grade salarial e um salário e meio de ‘plr’ (participação nos lucros ou resultados).

Ao Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, as empreiteiras propuseram correção do vale refeição conforme o INPC mais 10% dele e grade própria.

O presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, diz que “a responsabilidade pela greve é única e exclusiva das empreiteiras, principalmente as que prestam serviços à Petrobras”.

“Neste ano de 2013, os empresários e a estatal não deram ouvidos à orientação do sindicato e assim surgiram os primeiros e justos descontentamentos dos operários”, adverte Macaé.

A assembleia foi convocada nos termos da lei de greve (7783-1989) e lotou a subsede do sindicato, na Avenida Joaquim Miguel Couto, 337, como já aconteceu inúmeras vezes.

No ano passado, a greve foi de 12 dias. A maior concentração de grevistas é no portão 10 da RPBC, mas há 14 outros pontos de grande mobilização, em diferentes indústrias

Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos Força Sindical). Rua Júlio Conceição, 102, Santos, fone 3878-5050.

Presidente: Macaé Marcos Braz de Oliveira. Secretário-geral e diretor de imprensa: Almir Marinho Costa. Redação: Paulo Passos MTb 12.646 SP. Matrícula sindical SJSP 7588. Colaborou: Joca Diniz. Foto: Vespasiano Rocha