Reajustes de 33,40% e 24,46% na Codesavi

• Reajustes de 33,40% e 24,46% na Codesavi

26 de abril de 2013

A assembleia nesta quinta-feira à noite

Aplausos, abraços, risos e até algumas lágrimas emotivas. Assim terminou a assembleia dos empregados da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente, na noite desta quinta-feira (25).

Não é para menos. Com data-base em abril, a categoria conseguiu reajuste salarial de 33,40% para os qualificados. Os ajudantes pegaram 24,46%. E os encarregados concursados, gratificação de 25%.

A maioria dos 1.200 empregados da Codesavi está entre os qualificados e ajudantes. A minoria é de encarregados. Eles lotaram a sede do Grêmio Recreativo Nissei Vicentino, onde ocorreu a assembleia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira, era, nas suas próprias palavras, “só alegria”.

“Lutamos pela equiparação com o piso salarial da construção civil por quase 20 anos”, lembra o sindicalista. “E conseguimos agora, nas campanhas salariais de 2012 e 2013”.

No ano passado, após greve de um dia, a categoria conseguiu o compromisso da direção da empresa de que a equiparação ocorreria em abril deste ano de 2013.

“Mas algumas adversidades estavam criando problemas para cumprimento do acordo”, diz Macaé. “Os companheiros e companheiras estavam preocupados. Mas, felizmente, tudo terminou bem”.

O presidente da Codesavi, Ivo Oshiro, participou da assembleia, que começou e terminou em menos de dez minutos. Nunca na história da empresa seu presidente esteve numa assembleia dos funcionários.

Ele falou sobre as dificuldades financeiras da companhia, destacou a importância dos trabalhadores e foi aplaudido ao reafirmar o acordo exposto por Macaé.

O salário dos qualificados passou de R$ 931,15 para R$ 1.242. O dos ajudantes, de R$ 766,86 para R$ 954,40. O sindicato divulgará mais detalhes do acordo em tabloide interno.

“Foi show de bola”, diz o sindicalista. “Uma baita vitória. Não teve pra ninguém. Estou muito feliz que isso tenha acontecido em minha gestão. Ainda temos outras conquistas pela frente”. Foto: Vespasiano Rocha