Trabalhadores da Termaq em greve nesta segunda feira (8)

• Trabalhadores da Termaq em greve nesta segunda feira (8)

8 de abril de 2013

Pela segunda vez em menos de um mês, os 700 empregados da Termaq estão em greve. Eles reclamam os salários de março, que deveriam ter sido pagos na sexta-feira (5).

Cerca de 300 trabalhadores se concentraram, a partir das 6 horas desta segunda-feira (8), no pátio de máquinas da empresa, na Avenida Presidente Kennedy, 9102, no bairro Paquetá, Praia Grande.

Às 9 horas, junto com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), eles saíram em passeata, rumo à sede da empresa, a quatro quadras.

Eles não receberam também os vales refeição e transporte de abril, as férias de março, rescisões contratuais feitas de 60 a 70 dias e tiveram cortado o convênio farmácia.

A maioria do pessoal trabalha em asfaltamento e pavimentação de ruas e avenidas, limpeza de vias públicas e praias, demolição de prédios e recolhimento de entulhos.

Em discurso antes da saída da passeata, o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, enalteceu a organização dos trabalhadores e entrou em contato com a Termaq.

O sindicalista destacou que, pela primeira vez na história da empresa, os funcionários administrativos aderiram ao movimento, o que mostra a gravidade da situação.

A categoria já havia paralisado as atividades em 13 de março, por causa da falta de pagamento dos salários de fevereiro e de outros benefícios, segundo o diretor do sindicato Leandro Cesar dos Santos.

A concentração diante da sede da empresa tende a aumentar, durante o dia, com a chegada de empregados lotados em Guarujá, Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Cubatão e outras cidades. Foto Vespasiano Rocha.