Trabalhador da Termaq decide sobre greve nesta segunda-feira

• Notícias ·
  • Trabalhador da Termaq decide sobre greve nesta segunda-feira

17 de março de 2013

Salários atrasados

Apesar de ter pagado, na sexta-feira (15), os salários atrasados de fevereiro, a Termaq Terraplanagem, Construção Civil e Escavações enfrenta o risco de greve a partir de segunda-feira (18).

Isso porque ela ainda não saldou as diferenças quinzenais de janeiro e fevereiro do vale-refeição, correspondentes a serviços executados aos finais de semana.

A empresa deve ainda os adicionais de férias de fevereiro, além do vale-refeição e da cesta básica, atrasados desde 1º de março. A greve será debatida e votada na manhã desta segunda-feira (18).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, Macaé Marcos Braz de Oliveira, publicou, na quinta-feira (14), um comunicado de paralisação.

O documento, com base na lei de greve (7783-1989), foi afixado, nos locais de trabalho, alertando a empresa sobre a paralisação a partir desta segunda-feira (18).

Na quarta-feira (13), 330 dos 650 empregados já haviam paralisado as atividades, mas deram um voto de confiança à empresa e suspenderam a greve no dia seguinte (14).

Promessas

Após a colagem do anúncio, o diretor da empresa Luciano Borges Prata garantiu que pagaria tudo na sexta-feira, mas acabou depositando apenas o correspondente aos salários de fevereiro.

Na sexta-feira (15), foi a vez do diretor Jorge Carlos Guerreiro fazer promessa. Ele garantiu que pagará, na terça-feira (19), o valor atrasado das férias. E, na quinta (21), os vales atrasados.

“A categoria é que sabe”, pondera Macaé. “Se achar melhor parar, terá toda a cobertura do sindicato, com base na lei de greve. Se der o voto de confiança ao patrão, também respaldaremos”.

Os salários-base na Termaq são de R$ 1.242 para profissionais e de R$ 954 para ajudantes. O vale-refeição é de R$ 300. E a cesta básica, de R$ 50. Em 2012, a empresa tinha 1.200 empregados.

O diretor Leandro Cesar dos Santos explica que o convênio farmácia também foi suspenso, apesar dos valores, de R$ 150 a R$ 300, serem descontados diretamente nos holerites.Foto Vespasiano Rocha.