Trabalhadores dão voto de confiança à Termaq

• Trabalhadores dão voto de confiança à Termaq

17 de março de 2013

Mesmo sem receber as diferenças quinzenais de janeiro e fevereiro do vale-refeição, os adicionais de férias de fevereiro, o vale-refeição e a cesta básica de março, os trabalhadores da Termaq Terraplanagem, Construção Civil e Escavações acharam melhor não entrar em greve nesta segunda-feira (18).

Em reunião no início do expediente, às 7 horas, eles resolveram dar um voto de confiança à empresa, conforme explica o diretor o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) Leandro Cesar dos Santos.

A Termaq foi paralisada parcialmente na quarta-feira (13), por 330 dos 650 empregados, e pagou, na sexta-feira (15), os salários atrasados de fevereiro. As diferenças do vale-refeição ainda devidas referem-se a serviços executados aos finais de semana.

O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, publicou, na quinta-feira (14), um comunicado de paralisação. O documento, com base na lei de greve (7783-1989), foi afixado, nos locais de trabalho, alertando a empresa sobre a paralisação desta semana.

Promessas

Após a colagem do anúncio, o diretor da empresa Luciano Borges Prata garantiu que pagaria tudo na sexta-feira, mas acabou depositando apenas o correspondente aos salários de fevereiro.

Na sexta-feira (15), foi a vez do diretor Jorge Carlos Guerreiro fazer promessa. Ele garantiu que pagará, nesta terça-feira (19), o valor atrasado das férias. E, na quinta (21), os vales atrasados.

“A categoria é que sabe”, pondera Macaé. “Se achar melhor parar, terá toda a cobertura do sindicato, com base na lei de greve. Se der o voto de confiança ao patrão, também respaldaremos”. Os salários-base na Termaq são de R$ 1.242 para profissionais e de R$ 954 para ajudantes. O vale-refeição é de R$ 300. E a cesta básica, de R$ 50. Em 2012, a empresa tinha 1.200 empregados.

O diretor Leandro Cesar dos Santos explica que o convênio farmácia também foi suspenso, apesar dos valores, de R$ 150 a R$ 300, serem descontados diretamente nos holerites.  Foto Vespasiano Rocha.