Suspensa greve na Termaq até 2ª-feira

15 de março de 2013

Salários atrasados

Está suspensa, até segunda-feira (18), a greve dos trabalhadores da Termaq Terraplanagem, Construção Civil e Escavações, por atrasos nos pagamentos de salários e benefícios.

Dos 650 empregados, 330 paralisaram as atividades, na quarta-feira (13), mas voltaram ao trabalho nesta quinta (14). Eles esperam receber os atrasados nesta sexta-feira (15).

“Se isso não acontecer”, adverte o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, Macaé Marcos Braz de Oliveira, “a greve será por tempo indeterminado”.

O sindicato afixou aviso de greve, com base na lei 7.783-1989, nos postos de trabalho, alertando a empresa sobre a necessidade de depositar os salários de fevereiro atrasados. Macaé cobra ainda os vales-refeição, cestas básicas, adiantamentos e adicionais de férias.

Os salários-base na Termaq são de R$ 1.242 para profissionais e de R$ 954 para ajudantes. O vale-refeição é de R$ 300. E a cesta básica, de R$ 50. Em 2012, a empresa tinha 1.200 empregados.

O diretor Leandro Cesar dos Santos explica que o convênio farmácia também foi suspenso, apesar dos valores, de R$ 150 a R$ 300, serem descontados diretamente nos holerites.  Foto Vespasiano Rocha.