Campanha Salarial 2013. A luta continua.

• Campanha Salarial 2013. A luta continua.

8 de março de 2013

Sintracomos tem 60 mil em campanha salarial

Principal assembleia será nesta sexta-feira, às 18h30, para os 10 mil operários do polo industrial cubatense

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) está com 60 mil trabalhadores em campanha salarial, para renovação de convenções e acordos coletivos.

A principal assembleia será nesta sexta-feira (8), às 18h30, para mais de 10 mil operários das empreiteiras que prestam serviços às indústrias de Cubatão.

Com data-base em 1º de maio, eles debaterão e votarão as reivindicações, na subsede do sindicato em Cubatão, na Rua Avenida Joaquim Miguel Couto, 337.

Nesta quinta-feira (7), às 18 horas, na sede do sindicato, Rua Júlio Conceição, 102, Vila Mathias, reúnem-se os trabalhadores do setor predial, a maior categoria do sindicato, com cerca de 30 mil homens.

“Se o setor predial tem mais trabalhadores, por que o segmento industrial é o mais importante?”, pergunta o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira.

E ele mesmo responde: “Porque os operários da indústria são mais concentrados nas empresas, maio organizados e, consequentemente, mais mobilizados que os companheiros da construção civil”.

Também estão em campanha os trabalhadores das empresas municipais de economia mista Cohab (Baixada Santista), Prodesan (Santos), Codesavi (São Vicente) e Cursan (Cubatão).

Melhorias

Todos foram convidados, por editais em publicação própria (anexo) e na imprensa aberta, a participar das reuniões, que ficarão permanentes até o fechamento dos acordos.

As assembleias debaterão e aprovarão as reivindicações de cada segmento e as estratégias de negociações. “Nossa intenção é assinar bons acordos e convenções coletivas”, diz Macaé.

Além do reajuste salarial com base na inflação de 12 meses, as assembleias sempre reivindicam aumento real, melhoria dos benefícios sociais e das condições de trabalho. Texto  Paulo Passos. Fotos Vespasiano Rocha.